Oi pesso@l...

Espero que gostem do meu blog, pois é algo que tenho que me dedicar e muito!

Vou referir vários conceitos e aspectos importantes de uma disciplina, Área de Estudo da Comunidade do Curso Profissional Animador Sociocultural.

Gostaria que comentassem muito...

2/19/2011

Se te queres divertir, ao nosso peddy-paper tens de vir..





Para te inscreveres a um aluno da nossa turma terás de recorrer..Ou até á biblioteca o papel preencher..

Mas depressa porque o dia 4 de Março está a chegar..

Não percam esta oportunidade porque nós também não...

Logótipos

Logótipo realizado pelo meu grupo
Logótipo Escolhido

Como vai ser preparado/dinamizado este projecto?

O objectivo deste projecto era realizar um “peddy-paper” sobre a vila de Alenquer, como é um projecto muito extenso foi dividido por vários grupos. O nosso grupo ficou com a tarefa de construir um percurso fácil, para que os idosos e as crianças tenham mais facilidade para a realização do mesmo. Penso que o projecto correu muito bem, pois desde do inicio tivemos muitas ideias e sempre originais para a constituição do mesmo.

Iniciamos pela recolha de instituições, pelo levantamento do património cultural e observámos/comunicámos com os restantes grupos para sabermos como iriam ser os percursos deles para que não houvesse confusão no dia da actividade, então decidimos como grupo que o trajecto iria ser pelo caminho oposto ao do trajecto difícil.

Retirámos informação sobre os locais, visitámos os locais, recolhemos imagens e ideias para que conseguíssemos montar um trajecto exequível.
Entre a turma definimos alguns aspectos tais como: o logótipo, o nome do projecto, os prémios, algumas partes dos percursos e algumas partes do regulamento.

Os outros grupos ficaram com as seguintes tarefas:

Grupo 1 - Patrícia Alexandra, Diogo Carvalho e Fábio Rucha
Organização (verificar se as actividade estão a decorrer conforme o planificado);
Elaboração do Regulamento do jogo de Pista (para esta actividade cada aluno deverá elaborar o seu regulamento e de seguida partilhar as suas ideias com os restantes elementos de modo a construírem o regulamento);
Elaboração do Programa de Animação que terá lugar no período da tarde (para esta actividade devem fazer um levantamento das actividades de animação propostas pelas 3 turmas do Curso e a partir daí elaborar o respectivo programa de animação).

Grupo 2 - Débora, Helena e Fábio Cruz
Pedido de patrocínios (devem começar por fazer um levantamento do que necessitam e eventuais patrocinadores. Posteriormente devem efectuar os respectivos contactos);
Organização do Pic-nic (verificar o local, mesas, cadeiras, bebidas, ...).

Grupo 3 - Joana, Cátia e Patrícia Lopes
Traçar o percurso do jogo de pista (percurso difícil) (só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 4, definir a parte correspondente a cada grupo);
Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 4 - Ana, Tiago e Mónica
Traçar o percurso do jogo de pista (percurso difícil) (só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 3, definir a parte correspondente a cada grupo);
Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 6 - Ivo, Nádia e Lúcio
Divulgação (devem elaborar um cartaz de divulgação da actividade. Não esquecer os patrocinadores);
Convites (devem elaborar os convites formais para os colegas das turmas de ASC e para professores e funcionários. Devem organizar uma pré-inscrição de forma a formarem equipas para cada um dos percursos);
Organização de equipas (mediante as pré-inscrições devem formar equipas para cada um dos percursos. O ideal é as famílias não serem separadas, pelo que no boletim de inscrição a família deve decidir qual o percurso que pretende efectuar.

Grupo 7 - Fátima, Diogo Lourenço e Eromárcia
Brindes de oferta (devem realizar um brinde para cada participante. Podem optar por brindes masculinos/femininos ou o mesmo brinde para todos); 
Certificados de participação (devem realizar um certificado de participação para cada aluno presente na actividade).

Apresentação do Projecto

Iremos realizar um “peddy-paper” na vila de Alenquer, designado por “Alenpapper”, com o intuito de divulgar o património cultural de Alenquer e engrandecer a interacção com a comunidade escolar e familiar.
Temos como objectivo dar a conhecer algumas instituições e alguns patrimónios existentes na vila de Alenquer incorporados num jogo de pista.
Este projecto consiste na realização de um jogo de pista, em que o grupo-alvo tem de encontrar o caminho certo de acordo com as pistas que vão sendo fornecidas.
No fim dos percursos iram ser atribuídos prémios de mérito e de participação. Haverá também um pic nic para juntar o grupo alvo de modo a interagir uns com os outros.
Este projecto irá ser realizado no dia 12 de Março de 2011, das 9:30h às 17:00h, na Romeira.

O projecto comunitário foi proposto pela Prof. Margarida Carvalho no âmbito da disciplina de Área de Estudo da Comunidade, é designado por este nome pois o público-alvo abrange  sempre uma comunidade.

Módulo 8 - Projecto Comunitário II

O projecto comunitário é um conjunto organizado de acções que reúne a prioridade de preferências e desejos da comunidade como um todo (não um indivíduo singular, uma porção, ou grupo com poder dentro da comunidade, e não uma agência fora da comunidade).
Para a constituição do projecto são necessárias questões chave:
  • Problema;
  • Definição dos objectivos com solução para o problema;
  • Identificar recursos e dificuldades;
  • Criar um conjunto de estratégias para usar esses recursos, ultrapassar as dificuldades e obter os objectivos;
  • Optar pela estratégia mais eficaz;
  • Definir a organização (estrutura, quem faz o quê, orçamentos, agendas e a avaliação).


O animador para a realização de um projecto comunitário tem de ser bastante observador e colocar várias questões para que saiba as dificuldades, objectivos e se existem falhas no projecto.